quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Philippe Starck

Conhecido mundialmente pelo seu design leve e de vanguarda, Philippe Starck consegue expor, através da forma, a alma dos materiais.Parece nos revelar o segredo das coisas. É como se os objetos estivessem presos e, de alguma forma, ele conseguisse libertá-los e revelá-los, tal como Michelangelo, quando dizia que a escultura já estava lá, dentro do bloco de mármore, e ele apenas tirava o excesso, libertando sua forma.
Michelangelo: a obra já estava na pedra, ele apenas retirava o excesso e deixava a forma fluir.Sua ideia era libertar a forma que parecia estar dormindo no mármore.

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2012/07/a_explosao_no_marmore_os_dialogos_ente_rodin_e_michelangelo.html#ixzz2ConzJgKB
Michelangelo: a obra já estava na pedra, ele apenas retirava o excesso e deixava a forma fluir.Sua ideia era libertar a forma que parecia estar dormindo no mármore.

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Starck nasceu em Paris, em 1949. Estudou na École Nissim de Camondo e iniciou sua carreira profissional ao ganhar o prestigiado prêmio Design de Mobiliário La Vilette, em 1965, aos 16 anos. Três anos depois, em parceria com L. Venturi, desenvolvia uma linha de móveis infláveis.

Em 1969 foi diretor de arte da Pierre Cardin tendo produzido nesse período 65 peças com design exclusivo. Colaborou ainda com a Disform, Driade, Baleri, XO e Idée quando finalmente fundou, em 1980, uma empresa própria, a Starck Produtions.

Não foi a toa que Starck foi escolhido quando o então presidente da França, François Mitterrand, quis renovar seus quartos privados no Palace Elysee.

Mas foi o projeto para o interior do Café Costes (1984), em Paris, que o tornou conhecido mundialmente. Todos queriam conhecer e se sentar nas poltronas Pratfall, cadeiras de 3 pernas, com um certo "jeitão" art decó. A reinvenção do estilo do café parisiense.
 


Arquitetura

"Se não há visão humana, social ou amorosa, um projeto não tem a legitimidade de existir". Philippe Starck

Em 1989, Philippe Starck elaborou edifícios no Japão com formas completamente novas. O primeiro, Nani Nani, em Tóquio, foi marcante em sua originalidade.




Um ano mais tarde, confirmando seu status como líder de uma arquitetura de vanguarda fez a 
Asahi Beer Hall, em Tóquio e em seguida, um conjunto de escritórios em Osaka, conhecido como Le Baron Vert, em 1992.  


 



Na França, foi contratado para projetar a torre de controle no aeroporto de Bordeaux (1997) e a extensão da Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris (1998). Jean Paul Gaultier confiou a Starck seus showrooms em Londres e Nova York e, em 2002, Philippe Stark projetou a boutique Gaultier, em Paris.

Design

"Cada objeto, cada forma, cada estilo deve ter um significado e é esse significado que nos influencia a cada dia." Philippe Starck




Como designer, Philippe Starck repensa os objetos mais comuns de nosso dia a dia e os reinventa. Ele se rebela contra a "conformidade adquirida" e faz o novo, de novo. 

Seu design se concentra no objetivo de se ter a melhor função possível, utilizando-se o mínimo de material. 

É a partir deste pensamento que vem a elegância de uma linha mínima e curvas que caminham quase para o desaparecimento dos objetos. Starck nos manda uma mensagem de pura beleza em cada objeto por ele criado.



Com a cadeira Masters da Kartell, Starck homenageia três ícones do design contemporâneo fazendo uma fusão de estilos. Uma reinterpretação, unindo a Série sete de Arne Jacobsen, a Tulip Armchair de Eero Saarinen e a Eiffel Chair de Charles Eames em linhas que se entrelaçam em uma única forma sinuosa e cativante.


Um pouco mais do estilo Starck de pensar!



















Michelangelo: a obra já estava na pedra, ele apenas retirava o excesso e deixava a forma fluir.Sua ideia era libertar a forma que parecia estar dormindo no mármore.

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Michelangelo: a obra já estava na pedra, ele apenas retirava o excesso e deixava a forma fluir.Sua ideia era libertar a forma que parecia estar dormindo no mármore.

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Michelangelo: a obra já estava na pedra, ele apenas retirava o excesso e deixava a forma fluir.Sua ideia era libertar a forma que parecia estar dormindo no mármore.

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Em 2012, Starck desenvolveu a Pibal, um híbrido entre  bicicleta e scooter, em colaboração com a marca francesa Peugeot, para a cidade de Bordeaux, voltada para um programa de compartilhamento de bicicletas, com o objetivo de  estimular a escolha deste modo de transporte dentro da cidade. 

Mais um ponto marcado por Starck :)


Página oficial do designer: http://www.starck.com/

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