domingo, 7 de outubro de 2012

Bauhaus

Estou de volta agora para continuar o papo sobre arquitetura moderna. E não tem como falar em arquitetura moderna sem falar da Escola Bauhaus, uma das maiores e mais importantes expressões do Modernismo.  




A Staatliches-Bauhaus, mais conhecida simplesmente por Bauhaus, foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. 


Foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da
união da Academia de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas de Weimar, com a intenção de integrar arte e indústria e acabar com a distinção entre artesãos e artistas. 

Com o fim da 1ª Guerra Mundial, Gropius viu o começo de um novo período da história e  sentiu que um novo estilo arquitetônico deveria surgir, para refletir essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo, buscava a funcionalidade, o custo reduzido e a orientação para a produção em massa, sem nunca limitar-se apenas a esses objetivos. 


Mas não se tratava apenas de um exercício puro do racionalismo funcional. A criação deveria realizar algo novo utilizando a tecnologia já adquirida pela humanidade.





A cadeira Wassily do designer Marcel Breuer (que se tornou professor da escola) fez parte da primeira geração de formandos. É um exemplo do design inovador proposto pela Bauhaus, tanto quanto ao material utilizado (tubos de aço e lona) quanto pelo desenho. 


A chaleira, um símbolo da Escola Bauhaus, de Marianne Brandt, uma das poucas mulheres que conseguiram produzir na Bauhaus. 
O seu talento em design de metais, criando cinzeiros, luminárias, jogos de chá e café, lhe deu o merecido reconhecimento de todos os mestres da Bauhaus.


Com a união da arte e do artesanato, Gropius queria criar produtos funcionais sem deixar de lhes dar os atributos artísticos. Foi o diretor da escola de 1919 a 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.

Os nazistas opuseram-se à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que não tivesse uma orientação política de direita. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo nazista, a Bauhaus é fechada.


Apesar da perseguição, a Bauhaus mudou de forma fundamental o desenvolvimento das artes e da arquitetura.

Fontes: 
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaus 
http://educacao.uol.com.br/artes/bauhaus.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário