domingo, 28 de outubro de 2012

Marcas e logotipos - I

O design, como falei em meu primeiro post, é uma de minhas paixões, além da arquitetura e da fotografia. O design de marcas, elaborando logotipos para as mais diversas finalidades, é um espaço dentro do design que me atrai bastante. Pensar em uma marca que represente um ideal, que seja uma imagem pela qual as pessoas se conectem a uma instituição, é um desafio que me fascina. 

Quando penso em um logotipo, penso em linhas simples, em um desenho objetivo, sem exagero de detalhes ou cores, ou efeitos, fazendo com que a leitura também seja simples e que não se dificulte a comunicabilidade desejada. 

Um logotipo, penso eu, deve ser simples e objetivo, sem muitos detalhes ou efeitos. A quantidade de cores utilizadas também pode interferir na leitura do logotipo e dificultar o entendimento que se quer passar.

O logotipo ao lado, por exemplo, foi o primeiro da marca Apple, acreditam?
Nada a ver com a atual maçã. Além de muitos detalhes, o passa a ideia de modernidade que deveria ter uma empresa de computação, não?

Algumas marcas bastante conhecidas do público possuem logotipos bem estudados e seguem esta ideia, mostrando através do desenho a sua intenção, comunicando ao cliente o seu ideal, o seu produto, a sua mensagem, o seu desejo. Vamos ver algumas dessas marcasem ordem alfabética e não de preferência :)                                                    






                                                                                       



O nome da empresa, 8 FISH, foi bem colocado neste logotipo. Se você olhar com atenção verá os 8 peixes, 4 para cada lado. Muito boa a ideia!








A seta ligando as letras representa a grande variedade de produtos que o consumidor pode encontrar, de A a Z. Outra intenção foi de representar um sorriso, que mostra a satisfação dos clientes da loja.


 

 

A maçã da Apple foi pensada por causa de Newton, passando a ideia de ser a fruta do conhecimento, mas o logotipo só com a maçã surgiu no final dos anos 70 quando Jobs contratou Rob Janoff para criar uma nova identidade para empresa.

A mordida, significa a aquisição do conhecimento. A maçã representaria ainda a sedução provocada pelos produtos da empresa. Outra "brincadeirinha" foi o trocadilho com a palavra mordida, em inglês, bite, que lembra byte.



Em 1953 a empresa lançou o seu famoso Big 31, levando aos clientes um tipo de sabor de sorvete todos os dias do mês. Por isso o número 31 no logotipo da marca. A ideia dos 31 sabores foi da agência Carson-Roberts e fez parte da campanha “Count the Flavors. Where flavor counts”.


A marca DJ Loop, obviamente, ligada à música, utiliza os símbolos de um player, com a linha amarela fazendo um loop.
Logotipo da EGG N SPOON, com a letra E formada por um ovo em uma colher :D

O logotipo da Eight, criado pela agência londrina Stylo Design, foi todo feito utilizando-se partes do número 8. Genial!






 


Do designer Toni Zoya, a logo da Elle Hive, empresa que desenha e produz tratores compactos, é formada pelas letras E e H mostrando claramente a forma de trator! Simples, direta, genial!












As letras E e D, formam uma tomada, para representar o nome da empresa, Elettrodomestici – Home Appliances.







 



Precisa falar alguma coisa? Mesmo assim, não posso deixar de comentar a genialidade do designer quando colocou um rolo de filme para fazer a carinha de horror. Demais!






  Very Optimistic!


 


Aqui o designer utilizou as árvores para formar as teclas de um piano, mostrando que os pianos produzidos pela empresa são feitos utilizando-se a madeira natural (espero que seja de reflorestamento...)






Fiquei chocada =o





O logotipo mostra um jogador de golf em uma tacada, e seu movimento forma o desenho do capacete de um guerreiro espartano. Uma ótima tacada do designer Richard Fonteneau!


O logotipo da Vaio mostra um sinal analógico formado pelas letras V e A. As letras I e O representam o sistema binários com os números 1 e 0.








A divisão da distribuição do saber, que é o objetivo da Wikipédia, foi representada pelo mundo formado por peças de quebra-cabeças, o saber feito por muitos, em todos os instantes.








A letra "i" forma um ziper ligando as letras Z e P.














Esses são alguns logotipos que escolhi que acho marcantes e com soluções bastante inteligentes para mostrar que simplicidade e genialidade andam juntas nesse espaço. Se você quiser conhecer a origem de outras marcas e o significados de seus nomes acessem o blog http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/.


Depois de vermos estes logotipos e suas mensagens, pergunto: simplicidade é ou não é fundamental?




Nenhum comentário:

Postar um comentário