quarta-feira, 26 de junho de 2013

A beleza do horrível

Muito já ouvi falar a respeito do aquecimento global e do derretimento das geleiras do planeta. Mas depois de assistir ao documentário Chasing Ice, surgiu em mim um lamento profundo do quanto o ser humano pode ser tão cruel, sem que nada o faça retroceder, causando tantos danos ao planeta que em muito pouco tempo, mesmo, iremos ultrapassar uma linha sem possibilidade de retorno.

O documentário mostra os registros feitos pelo fotógrafo James Balog que, desde 2006 vem acompanhando diversas geleiras e, através da técnica de time-lapse, mostra a evolução do derretimento causado pelo aquecimento global deixando aqueles que continuavam com o discurso de que não havia o problema, tendo que se render aos fatos. 

Balog criou a Extreme Ice Survey (EIS), para contar essa história. A história de um planeta em evolução. São cerca de um milhão de fotografias que revelam o recuo extraordinário de geleiras e camadas de gelo, ajudando as pessoas a compreender a realidade da mudança climática e fornecendo evidência visual vital para os cientistas que estudam a dinâmica glaciar. 

A EIS instalou 27 câmeras de lapso de tempo em locais remotos na Groenlândia, Islândia, Nepal, Alasca e as Montanhas Rochosa.

Seu trabalho foi objeto de um documentário da PBS, um livro National Geographic, e inúmeras publicações em revistas e jornais. 

Veja agora alguns desses registros de beleza e horror ao mesmo tempo. Registros do resultado da ganância humana. 













Veja também o trailer do documentário Chasing Ice, resultado do mesmo trabalho de Balog.



Para mais informações:

www.ExtremeIceSurvey.org. 
http://www.jamesbalog.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário